MAPA

MAPA
MAPA... É OUTRA MÚSICA.

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Ditado Popular MAPA: "De pequenino se ganha o gostinho!"



Músico responde a proposta de trabalho com uma analogia perfeita!



"Vitor Gaspar escreveu uma carta a Passos Coelho. Paulo Portas 'dedicou-lhe´... uma canção"

As "Manhãs da Comercial" têm-nos habituado a lançar músicas humorísticas sempre que a actualidade nacional assim o proporciona. Desta vez, Vasco Palmeirim teve trabalho a duplicar com a demissão de dois deputados em dois dias. Parafraseando o artista David Fonseca: "Se isto continua a este ritmo, vão ter de pôr a Teresa Guilherme no canal parlamento para acompanhar as saídas da casa"... Sem dúvida uma boa analogia... só faltava mesmo os portugueses votarem para as saídas!

2ª Saída: Rádio Comercial | Ciúme da Mulher - a música da demissão de Paulo Portas

1º Saída: Rádio Comercial | ViVi dos 741 dias - Música para Vitor Gaspar

quarta-feira, 3 de julho de 2013

terça-feira, 2 de julho de 2013

DESTAQUE MAPA MAG: Ricardo Gordo - Da guitarra eléctrica ao perfume da guitarra portuguesa


Ricardo Gordo, como grande parte dos jovens que se iniciam na música, começou com a guitarra elétrica mas há cerca de três anos rendeu-se ao som da guitarra portuguesa por influência do pai: “Nunca tinha tido contato com a afinação da guitarra portuguesa, mas logo que peguei no instrumento e senti o som… aquela vibração da madeira… apaixonei-me!” – contou o músico de 25 anos numa entrevista ao Diário de Notícias sobre o facto de ser um dos oito alunos a frequentar a única licenciatura em guitarra portuguesa do mundo na Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco.
Em 1997, com dez anos de idade, fez parte de vários projetos de bandas de garagem como executante de guitarra elétrica, chegando a atuar no Palco Timor na Expo 98, em Lisboa. Dois anos depois entrou no conservatório de Castelo Branco para estudar violoncelo. 
Antes da paixão pela guitarra portuguesa ainda integrou várias bandas de Blues e Rock, e no mesmo ano de 2005 iniciou a sua formação como produtor musical. Em 2010, começa a dar aulas de guitarra no Conservatório Regional de Castelo Branco, e no ano seguinte aposta no projeto a solo, definido como “uma miscelânea de influências entre a música erudita, o fado e a música urbana contemporânea, leva-o a rotular a sua música como WorldMusic”. O músico albicastrense acredita que “a sonoridade típica da guitarra portuguesa e os ritmos urbanos contribuem para um tipo de música algo inovador”.
Em 2011 recebe diversos convites para tocar em vários eventos culturais: interpretou o tema “Verdes Anos” de Carlos Paredes na peça de teatro “O Crime de Arronches” de Henrique Lopes Mendonça; tocou guitarra portuguesa durante o lançamento do livro “Amor e Pátria” de António Jacinto Pascoal (Mestre em Literaturas e Culturas Africanas de Língua Portuguesa e vencedor do prémio Guerra Junqueiro por duas vezes); o projeto Barca do Inferno, onde foi compositor e guitarrista, gravou o tema “Revolução do Cravos”, música oficial da manifestação nacional desse ano.
Em Setembro, Ricardo lança o primeiro álbum a solo denominado de Serendípia.Entre o seu reportório o músico destaca os temas os temas “Pastora de Portalegre, Fado Metal e Nuvem de Canela”. O primeiro, tal como o tema “Going London” (tema rock), integrou a banda sonora da longa-metragem “Além de ti” de João Marco; o segundo tema dá origem ao nome do novo trabalho que inclui a música “Nuvem de Canela”.
O projeto de Ricardo conta com a colaboração variável entre dois e quatro elementos: “O meu projeto a solo tem duas formações: trio (guitarra portuguesa, baixo acústico e guitarra acústica) e quinteto, compostopor Carlos Santos (bateria e voz), Fernando Gordo (Baixo), Irene Ferreira (voz e violino) e Samuel Lupi (guitarra acústica e guitarra portuguesa). Todos os elementos fazem da música a sua vida seja a tocar ou a ensinar: “Somos todos licenciados/mestres/doutorados em música. Além de músicos, somos professores”.
Ricardo, enquanto músico e compositor, inspira-se na “nata da música erudita, no fado e na música contemporânea erudita”. O jovem albicastrense, admirador do português Tony Carreira, tem como grande objetivo “gravar toda a música que for possível e espalhá-la pelo mundo”-
O artista teve conhecimento do MAPA Música de Portugal“através da Internet e de outros músicos” e espera que a empresa continue a sua missão de “defender o nosso património”.
A 3 de Fevereiro de 2012, Ricardo Gordo foi convidado a visitar as instalações da marca de instrumentos APC com o objetivo de desenvolver uma guitarra portuguesa como seu modelo de assinatura, oficializando desta forma o patrocínio.



 Ricardo Gordo: "Pastora de Portalegre"

Ricardo Gordo: "Fado Metal"
 

Capitão Fausto apresentam “Célebre Batalha de Formariz”


Depois do sucesso do álbum “Gazela” os Capitão Fausto voltam em grande força com o single“Célebre Batalha de Formariz”, como aperitivo do segundo álbum de originais da banda que deve ser editado em finais de Setembro,
A banda portuguesa formada em 2009, que canta em português porque lhes “é mais natural” editou a sua primeira longa-metragem em 2011 – “Gazela” – um trabalho muito elogiado pela crítica.
Este quinteto integra o lote de artistas nacionais presentes no Optimus Alive 2013, com atuação marcada para dia 13 de Julho, às 21h45, no Palco Heineken,
O tema “Célebre Batalha de Formariz” pode ser descarregado no Soundcloud da banda lisboeta.


 "Célebre Batalha de Formariz"

JP Simões e Celina Piedade em estreia no FMM


O Festival Músicas do Mundo (FMM), que se realiza anualmente em Sines, além de trazer músicos de vários pontos do globo volta a contar com artistas nacionais.
Este ano o castelo sineense conta pela primeira vez com a música de JP Simões e Celina Piedade, bem como o regresso dos Gaiteiros de Lisboa, Carlos Bica e Cristina Branco.
A 15ª edição do FMM, considerado o maior acontecimento nacional de worldmusic, vai animar o público durante os dias 18, 19, 20, 25, 26 e 27 de Julho.

“Best Youth” lançam álbum no último trimestre do ano


Após o sucesso do EP “Winter Lies”, os Best Youth lançam no último trimestre deste ano o seu primeiro álbum. Embora o trabalho ainda não tenha nome já é conhecido o primeiro single, intitulado de “Still Your Girl”  e pode ser ouvido no fim do artigo.
O disco, editado pela Pias Iberia & Latin America, vai levar a banda atuar nas Pias Nights em várias cidades europeias na companhia de outros artistas da editora.
No início do ano os Best Youth estiveram a promover em parceria com os We Trust o projeto “There Must Be a Place”, editado pela Optimus Discos, e que animaram vários auditórios de norte a sul do país.



Best Youth: "Still Your Girl"

Ana Moura conquista crítica estrangeira e encanta na BBC



Após uma digressão pela América do Norte a promover o seu mais recente álbum “Desfado”, Ana Moura foi uma das convidadas do conceituado programa televisivo inglês “Later… with Jools Holland” da BBC.
Nesta edição, a fadista além do tema “Desfado” interpretou “A Case of You” da autoria de Joni Mitchell.
Na viagem pela América do Norte, onde deu mais de 20 espetáculos repartidos pelo Canadá e pelos EUA, Ana Moura recebeu uma crítica bastante positiva, tendo inclusive esgotado a lotação da mítica sala “City Winery”, em Manhattan.

"Uma super-estrela distintamente global: elegante, expressiva e convictamente de mente aberta" – Times New York
Se Ana Moura tivesse visitado Alcatraz nos anos de 1930 e 40 os prisioneiros da famosa prisão nunca teriam fugido porque teriam ficado ‘hipnotizados’” – Times Herald



Desfado no Later… with Jools Holland


Case of you no Later… with Jools Holland

segunda-feira, 1 de julho de 2013

E tu, tens dedo para a música?


Paródia musical sobre a noite lisboeta na óptica de um 'velho' de 30 anos!!!

O comediante Salvador Martinha, que contou com a colaboração de Alexandre Romão e "uma batelada de pessoas competentes para filmar a cena", decidiu retratar num videoclipe o seu actual estado de aborrecimento em relação ao facto de já ter 30 anos e a noite lisboeta já não lhe dar 'pica', como outrora. Martinha faz um roteiro por alguns dos espaços nocturnos mais famosos da capital.